Consultoria RExperts.

RExperts Consultoria contribui com o profissionalismo do mercado financeiro imobiliário do Brasil, auxiliando nossos clientes através de análises de viabilidade de projetos, assessoria de negócios, pesquisas de mercado, análise de produtos e estruturação de estratégias financeiras. Temos o posicionamento de “consultoria com visão de empreendedor” que, aliado com a didática advinda do nosso braço educacional, proporciona uma combinação única de expertise nos mercados imobiliário e de capitais de forma clara para os nossos clientes.


NOSSOS CLIENTES.

ESPECIALISTAS


Empresas, fundos de investimentos, gestoras e investidores profissionais que, apesar de terem real estate como seu negócio principal, demandam apoio em transações específicas

PATRIMONIALISTAS


Grupos familiares, family offices, empresas ou investidores com patrimônio imobiliário que, para os quais, real estate não seja o ramo de atividade principal

COMO PODEMOS LHE AJUDAR?

1 Consultoria 

Diagnóstica.

2 Análise de 

Viabilidade.

3 Assessoria em

Negócios.

4 Fusões e 

Aquisições.

5 Private 

Equity.

1 Consultoria Diagnóstica.

Entenda o potencial para negócio de um imóvel e o melhor caminho estratégico a ser trilhado, a partir de um estudo completo de viabilidades técnica, ambiental, jurídica, comercial e econômico-financeira.

Viabilidade Técnica

Em termos de legislação, arquitetura e engenharia, é possível desenvolver o empreendimento pretendido?

Quais são os parâmetros construtivos para o empreendimento?


Essa etapa compreende entender as limitações do projeto, que definem questões, como:

  • Modalidades de empreendimentos permitidas;
  • Análise das Leis de Uso e Ocupação de Solo e Zoneamento;
  • Potencial construtivo e índices arquitetônicos;
  • Estudos de implantação com aproveitamento de áreas do projeto;
  • Processo exigido para aprovação;
  • Acessos ao Imóvel;
  • Eventuais restrições por concessionárias de água e esgoto, linhões de energia, acessos rodoviários, gasodutos, entre outros;
  • Orçamentos paramétricos de custos de desenvolvimento.

Viabilidade Ambiental

O imóvel apresenta algum agravante com relação ao meio ambiente?

Que impacto isso pode ter no projeto?


Mitigação de riscos buscando avaliar aspectos ambientais importantes relacionados ao projeto, causados por:

  • Córregos, rios, lagos, nascentes;
  • Matas, agrupamentos arbóreos, árvores isoladas;
  • Verificações de cadastros junto à órgãos ambientais para compreender se há risco de contaminação do solo por indústrias, postos de gasolina, depósito de lixo, entulho, ferro velho, etc;
  • Consulta ao cadastro ambiental rural no Incra;
  • Consulta à mapas do IGC;
  • Áreas de proteção ambiental e preservação permanente.

Viabilidade Comercial

O produto que se pretende desenvolver tem demanda? A que preço e condições de pagamento?


Para entendermos esse ponto, um compilado de informações a respeito da cidade, público alvo, produto e preços são levantados:

  • Características demográficas e econômicas da cidade;
  • Comparações nacionais, estaduais e locais;
  • Vocação da área;
  • Características de empreendimentos na região de entorno;
  • Evolução da cidade e do entorno do imóvel nos últimos 10 anos;
  • Características da ofertas e demanda de lançamentos, vendas e estoques na região do imóvel;
  • Preços pedidos em imóveis na região, sendo estes de diferentes tipologias estando expostos à venda e/ou locação;
  • Formatos de pagamento praticados no mercado da região (sinal, parcelas de obras, repasse, financiamento direto);
  • Entrevistas com players locais do mercado imobiliário (corretores, empreendedores, prefeitura, terrenistas).

Viabilidade Jurídica

Os documentos do imóvel permitem uma aquisição segura?

Há algum ônus que necessite maiores investigações?


Processo de análise preliminar da documentação com objetivo de verificar:

  • Qualidade e segurança da documentação do imóvel e dos proprietários para compreender viabilidade e  riscos;
  • Apontamentos sobre a situação da matrícula e IPTU do imóvel em questão, para reconhecer eventuais empecilhos jurídicos, como: dívidas atreladas ao imóvel, descrições de áreas imprecisas, necessidade de regularização, entre outros;
  • Estudo da legislação pertinente ao projeto pretendido através do levantamento das características urbanísticas, a partir de documentos disponibilizados pela prefeitura municipal e informações referentes ao zoneamento, plano diretor, lei de uso e ocupação do solo, incorporação imobiliária, parcelamento do solo, mapas e demais legislações vigentes nas esferas Federais, Estaduais e Municipais.

Viabilidade Econômico-Financeira

O negócio é economicamente rentável e financeiramente possível?

Como mitigar os riscos e melhorar as condições do investimento?

Qual investimento possui as melhores condições e retornos?

 

Essa etapa consiste na projeção de fluxos de caixa, cálculo de indicadores econômico-financeiros e análises de sensibilidade para avaliar a viabilidade do plano de negócios, que compreenderá:


  • Cronogramas de desenvolvimento do projeto;
  • Análises econômico-financeira das opções de negócio imobiliário;
  • Comparação dos resultados das tipologias possíveis;
  • Simulações em diferentes cenários;
  • Resultados das partes societárias do projeto (terrenista, empreendedor e investidores);
  • Fluxos nominais e reais;
  • Principais indicadores financeiros (TIR, MOI, VPL, Exp. Caixa);
  • Indicação dos termos viáveis para estruturação do negócio envolvendo a negociação do imóvel (compra/ venda/ permuta) e captação de recursos (equity e dívida).


Apresentamos as simulações de forma ilustrativa e didática, com tabelas e gráficos para melhor compreensão dos resultados e favorecer insights de possíveis melhorias no projeto, como estratégias de redução da exposição de caixa e mitigação de risco.

Caminhos Estratégicos

Como alinhar interesses dos sócios para o negócio acontecer?

Qual é a melhor forma de submeter o plano de negócios ao comitê de investimentos?

 

Essa etapa consiste na definição de qual(is) formato(s) podem ser viáveis para o negócio e como pode-se dar sequência. Formatamos um book completo e didático com:


  • Aspectos gerais do portfólio imobiliário ou imóvel em análise;
  • Informações técnico-ambientais levantadas;
  • Informações jurídicas sobre a documentação do imóvel;
  • Pesquisa de Mercado com análise das informações;
  • Análise de Viabilidade Econômico-Financeira;
  • Elaboração de Mindmap com caminhos estratégicos a partir dos resultados apresentados;
  • Apresentação para Comitê de Investimentos e alinhamento de interesses;
  • Considerações e sugestões para próximos passos do negócio.


Apresentamos o relatório completo de Análise Diagnóstica e Caminhos Estratégicos com todos os resultados que permitirão ao cliente de tomar suas decisões de forma embasada em dados ponderando potenciais riscos e retornos atrelados ao seu negócio. Muitas vezes este escopo evolui para escopos de Assessoria Imobiliária (a seguir).

2 Análise de Viabilidade.

Estruture o modelo econômico-financeiro do seu plano de negócios, em processo iterativo de alinhamento de premissas, permitindo que o projeto seja bem avaliado e que os recursos financeiros sejam utilizados de forma eficiente. Usamos o que há de mais sofisticado na projeção de fluxos de caixa, cálculo de indicadores econômico-financeiros e análises de sensibilidade.

Dados e Premissas do Negócio

Alinhamento iterativo das premissas junto ao cliente, que embasarão o modelo econômico-financeiro do projeto. Essa etapa envolve:

  • Informações Gerais do Projeto
  • Distâncias no Estado
  • Dados do Município
  • Pesquisa Simplificada de Mercado
  • Imagens do Local
  • Quadro de Áreas e Aproveitamentos
  • Cronograma de Desenvolvimento
  • Investimentos, Custos e Despesas
  • Premissas Comerciais
  • Premissas Societárias
  • Partes envolvidas (investidores/ credores/ empreendedor/ terrenista)

Fluxos de Caixa Projetados

Modelagem da projeção dos fluxos de caixa do empreendimento de forma detalhada. Algumas premissas utilizadas, podendo variar a depender do projeto e tipologia do investimento, são:

  • Terreno, Custos de Registro, ITBI e Diligência
  • Manutenção da SPE e Administração de Carteira
  • Projetos, Aprovações e Marketing
  • Custo de Construção, Taxas e Emolumentos
  • Financiamentos ou Securitização
  • Receitas de Vendas, Permutas e Locação
  • Impostos em RET/Lucro Presumido
  • Comissões de Vendas/Locação
  • Fluxos de Caixa do Projeto e de seus participantes

Indicadores e Gráficos Comentados

Apresentamos as simulações de forma ilustrativa e didática, para melhor compreensão dos resultados e favorecer insights de possíveis melhorias no projeto, como estratégias de redução da exposição de caixa e mitigação de risco.

  • Informações Gerais do Projeto
  • Demonstrativo de Resultados (DRE)
  • Indicadores do Projeto Imobiliário
  • Gráfico dos Fluxos de Caixa do Projeto e da Sociedade
  • Gráfico da Exposição de Caixa
  • Taxa Interna de Retorno (TIR)
  • Exposição de Caixa Necessária
  • Múltiplo do Investimento (MOI)
  • Margem Líquida
  • Alavancagem
  • Análise de Sensibilidade

Perguntas-Chave

  • Como o empreendedor conduzirá a análise do plano de negócios?
  • Existe viabilidade econômico-financeira para o projeto idealizado?
  • Como realizar o planejamento da necessidade de caixa e equilíbrio financeiro?
  • Qual será a exposição de caixa para realização do plano de negócios e com qual disposição no tempo?
  • Qual é o potencial de geração de receitas do projeto?
  • Qual é o intervalo de preço que um empreendedor pode oferecer na compra de um ativo e ainda manter sua rentabilidade?
  • Quais são os termos de uma possível oferta de permuta (permuta física ou financeira, montantes envolvidos, retorno potencial, prazos etc.) são adequados do ponto de vista econômico-financeiro?
  • Quais são as opções de estruturas que geram maior valor aos participantes do negócio? Quais os  riscos de cada uma delas?
  • Qual é a potencial geração de resultados do negócio para o empreendedor, investidor, credor e terrenista?
  • Como será realizada a análise de diferentes cenários de investimento? Qual seria o resultado em um cenário pessimista/otimista?

3 Assessoria em Negócios.

Profissionalize os seus negócios com assessoria em negociações de compra e venda de ativos, estruturação societária de empreendimentos, captação de recursos, dívidas estruturadas (debêntures, CRIs) e operações como built-to-suit, sale-and-leaseback e securitização. Para tanto, oferecemos o apoio e planejamento necessários que darão agilidade e fluidez para a efetivação da empreitada.

Operações Estruturadas

Como escolher os parceiros e avaliar o profissionalismo e seriedade deles?

Qual é a melhor forma de abordá-los e negociar acordos?

Quanto é um retorno atrativo para o investidor, credor ou parceiro estratégico?

Quais termos e condições de investimento (taxas, formas de amortização, garantias, participação societária etc.) são negociáveis?

Quais são os trâmites da estruturação do negócio e prazos envolvidos?

Qual é o formato mais adequado para a estruturação deste processo (contratos, estruturas societárias, veículos de investimento etc.)?


Atuamos desde a prospecção de deals, clientes e investidores até a estruturação do negócio com análises de viabilidades, intermediações, busca de parceiros, elaboração de contratos, organização societária, otimização tributária e execução do projeto para operações, como:


  • Built-to-Suit
  • Sale-and-Leaseback
  • Estrutura de Dívidas Complexas (ex. debêntures customizadas)
  • Securitização de Recebíveis

Coordenação do Desenvolvimento de Negócios

Como o empreendedor conduzirá seu plano de negócios? Qual é o formato mais adequado para a estruturação deste processo?

Quais são as necessidades de recursos para materializar a infraestrutura dos projetos e com qual disposição no tempo?

Quais condições serão demandadas e oferecidas aos investidores (termos societários, montantes envolvidos, retorno potencial, prazos, etc.)?

Quais são os riscos do negócio e como mitigá-los?


Os escopos de diagnóstico imobiliário e viabilidade econômico-financeira preveem a possibilidade de evolução para uma parceria do RExperts nos negócios do cliente. O RExperts pode contribuir com a sua expertise empreendedora, rede de contatos e conhecimento amplo do mercado de investimentos em real estate e ativos reais, para coordenar a execução do Caminho Estratégico definido:

  • Clientes patrimonialistas contam com nosso apoio na negociação para venda, permuta ou sociedade com seus imóveis junto à parceiros profissionais (incorporadores, loteadores, fundos de investimento e empresas de negócios para renda).

Coordenação de Processos de Desinvestimento de Ativos Comerciais de Grande Porte

Como precificar o meu ativo?

Estou fazendo um bom negócio na venda?

Como otimizar tributariamente a venda do imóvel?

Como otimizar o meu portfólio de ativos?

Como abordar possíveis interessados e negociar com eles sem "travar" o negócio?


Voltado para empresas, fundos, family offices e proprietários que possuem grande patrimônio em ativos. O suporte ao cliente é estruturado com visão “de dono” de forma estratégica, atento à confidencialidade e sem conflitos de interesse. Atuamos na intermediação e negociação nos processos de desinvestimento, com base sólida para argumentação fundamentada em nossos estudos especializados e diferentes técnicas de precificação. Usamos toda nossa expertise para capturar oportunidades de maximização de valor do negócio acessando o mercado de forma profissional.

Captação de Recursos

Como levantar recursos para financiar o meu empreendimento?

Quais são as opções existentes?

É possível fazer uma debênture, CRI ou trazer novos sócios para o projeto?
Qual é a mais viável para o meu caso?

Quem são os possíveis interessados no meu negócio?

Como apresentar o projeto a um board profissional de investimentos?

Qual é o retorno exigido pelo mercado para o investimento proposto?


Coordenamos o levantamento de recursos (equity e dívida) para projetos e empresas no mercado de capitais. Para tanto, primeiramente realizamos um estudo aprofundado do empreendimento passando por todas as análises de viabilidade do negócio. Em seguida, se viável, realiza-se a estruturação societária, elaboração do material de apresentação do negócio (Memorando de Informações), definição do veículo/produto para captação, elaboração do cronograma de aportes e cálculo de retorno para as partes envolvidas. Além disso atuamos ao longo de todo processo para que os termos negociados sejam devidamente considerados nos documentos formais.

4 Fusões e Aquisições.

O RExperts atua com toda a sua expertise no mercado de Real Estate e ativos reais em operações de fusões, aquisições e cisões. Extraia o máximo de valor em operações que envolvam empresas desses setores e em negociação de portfólios de ativos, tanto no buy-side, quanto no sell-side. O suporte ao cliente é estruturado com visão “de dono” de forma estratégica, atento à confidencialidade e sem conflitos de interesse.

Pré-Deal

Qual é o estado atual da minha companhia/portfólio de ativos?

Que alternativas, estratégias e oportunidades estão disponíveis para a empresa?

Qual preço e termos comerciais são adequados para venda/compra da empresa/ativos?

Quem são os possíveis interessados/alvos?


A primeira etapa consiste em realizar um diagnóstico profundo da empresa ou do portfolio de ativos em questão, junto com análises detalhadas de valuation, cálculos de sinergia e pesquisas de mercado. Apresentamos os caminhos estratégicos ao cliente, para que compreenda as alternativas disponíveis e oportunidades de negócio.

Nesse estágio listamos possíveis alvos de interesse, fazendo proveito da rede de contatos do RExperts e elaboramos um "one page teaser", material breve de apresentação do negócio proposto, para fazer uma sondagem preliminar de interesse do mercado sem abrir o nome da empresa.

Roadshow e Abordagem

Existe demanda para o negócio proposto?

Como priorizar e selecionar os interessados/alvos?

Qual a melhor forma de abordar essas empresas e negociar o acordo?

Como avaliar a melhor opção entre as ofertas/contrapropostas recebidas?


Conhecendo os possíveis interessados/alvos, nesta etapa elaboramos junto ao cliente um material completo de apresentação do negócio proposto e o RExperts se encarrega do agendamento de reuniões de apresentação para os interessados, a partir da priorização dos players mapeados. Dessa forma, nesta etapa serão realizada as seguintes atividades:


  • Contato com os players priorizados
  • Coordenação do roadshow junto ao cliente
  • Recebimento e compreensão das ofertas/contrapropostas
  • Avaliação junto ao cliente das alternativas disponíveis
  • Defesa dos valores pedidos e condições comerciais de pagamento
  • Apoio na escolha dos players para avançar em negociações
  • Obtenção e gestão das propostas prospectadas
  • Apoio na negociação e na elaboração de Memorando de Entendimentos (MoU)
  • Reports periódicos de acompanhamento

Avaliação das Ofertas/Contrapropostas

Qual é o potencial de geração de resultados do negócio?

Quais termos e condições de pagamento são negociáveis?

Qual é a melhor estrutura para realizar a transação?

Qual é o melhor negócio para o cliente?


Realizamos a avaliação e equalização das ofertas/contrapropostas de maior interesse do cliente, acordarmos as melhores condições comerciais e definimos as estruturas ideias da transação. Com base nas análises de viabilidade, cálculos de valuation e quantificação das sinergias, compreendemos o melhor negócio para o nosso cliente.

Due Diligence e Contratos Finais

Como garantir a implementação dos termos negociados nos contratos?

Quais assessores legais devo contratar?

Estou ciente e seguro dos termos que estou assinando?


Supervisão e negociação dos termos finais da transação com suporte ao cliente na compreensão dos documentos. Acompanhamos o trabalho dos assessores legais indicados para elaboração de documentos e contratos finais, contribuindo com a visão empreendedora e expertise em investimentos imobiliários do RExperts, para a exata implementação dos termos negociados.

5 Private Equity.

Auxiliamos investidores e gestoras que querem investir no segmento de real estate e ativos reais em cada etapa do investimento: prospecção de deals, análises de viabilidade, estruturação societária, investimento e desinvestimento.

Investimentos em Real Estate e Ativos Reais

Como procurar bons deals para investir nesse mercado?

O investimento em questão atende todos os requisitos de viabilidade?

Qual é o potencial de geração de resultados do negócio?

Como será realizada a análise de diferentes cenários de investimento?

Como conduzir os processos de desinvestimento de ativos?


A expertise e ampla rede de contatos do RExperts nesse setor proporciona um serviço completo de elaboração de cases de investimento private equity, auxiliando investidores e gestoras com um escopo de trabalho que engloba:


  • Prospecção e apresentação de deals no mercado
  • Análises de viabilidade econômico-financeira, comercial, técnica, jurídica e ambiental (consultoria diagnóstica)
  • Modelagem financeiras customizadas
  • Pesquisas e relatórios de mercado
  • Materiais profissionais para apresentação em comitê de investimentos
  • Elaboração da estrutura societária
  • Coordenação dos processos de investimento e desinvestimento

NICHOS DE ATUAÇÃO

Loteamentos

Incorporação Imobiliária SBPE

Incorporação Casa Verde e Amarela (antigo MCMV)

Edifícios Corporativos

Galpões Industriais e Logísticos

Shopping Mall, Power Center e Strip Mall

Self Storage

Hotéis

Usinas Solares

Outros Ativos Reais

VAMOS TRABALHAR JUNTOS?


Conhecimento é seu melhor ativo.

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