Caríssimos leitores investidores,

Uma grande dificuldade que tivemos ao iniciar nossa trajetória profissional no mercado de real este foi a falta de conteúdo de qualidade em livros que nos ajudassem a compreender de forma completa o funcionamento e etapas dos empreendimentos imobiliários.

Essa escassez de conteúdo não é encontrada, por exemplo, em quem quer saber sobre finanças pessoais. Há inúmeros títulos explicando como funcionam os produtos do mercado financeiro como CDB, CDI, tesouro ou poupança. No mercado de ações, por exemplo, há uma enxurrada de livros e cursos sobre o tema.

Apesar de investimento imobiliário ter um peso financeiro relevante nas finanças pessoais do brasileiro (seja na casa própria, na administração de imóveis da família ou até na intenção de empreender), muitas vezes as pessoas tomam decisões com base em conselhos de parentes, dicas de corretor, reportagens superficiais de jornais e portais de notícias.

O problema é que uma decisão ruim com imóveis custa caro… Muito caro… Se você comprou um título de capitalização de banco por engano, por exemplo, é possível resgatar e trocar para uma aplicação melhor. Já se comprou um terreno com problemas no documento ou fez uma casa para vender num péssimo bairro, com certeza o prejuízo financeiro começa numa cifra maior.

Você deve ter percebido que o principal objetivo de termos criado o site RExperts foi completar essa lacuna de conhecimento e contribuir para melhorar a sofisticação do brasileiro interessado em investimento imobiliário. Logo, nossa primeira recomendação é aproveitar nossos artigos, cursos e planilhas.

Ainda assim, acreditamos que podemos ajudar indicando alguns livros do mercado e, portanto, preparamos uma lista que você vai conhecer neste artigo. Sobre esses livros, você precisa saber que:

  • Todos foram lidos integralmente ou parcialmente pelos autores do RExperts, expressando nossas sinceras opiniões. Há outros livros sobre o tema? Sim, mas não tivemos oportunidade de ler e, portanto, não estão mencionados;
  • Em todos os livros há um link direto para aquisição na Amazon, seja para versão física ou ebook digital. Com esses links recebemos uma pequena comissão pela indicação;
  • Caso algum título não esteja disponível para a compra, você pode procurar em outras livrarias digitais ou uma versão usada na Estante Virtual.

Livros sobre Investimentos Imobiliários


Como Lotear Uma Gleba – O Parcelamento do Solo Urbano em seus aspectos essenciais

por Vicente Celeste Amadei e Vicente de Abreu Amadei

592 páginas

Idioma: Português

Nota RExperts: 10/10

Um livro espetacular. Uma obra de arte. Aborda com profundidade todas as etapas do parcelamento do solo urbano, desde a escolha do imóvel até a administração das vendas do empreendimento. Possui dicas jurídicas, financeiras, técnicas de engenharia, contábeis, práticas do mercado. Escrito pelos Professores Vicente Amadei pai e filho, o livro reúne o conhecimento de anos de experiência dos autores.

Pontos fortes: Simplesmente perfeito.

Pontos fracos: NENHUM


Imóveis. Como Investir e Ganhar Muito Dinheiro

por Ken McElroy (Autor)

176 páginas

Idioma: Português

Nota RExperts: 8/10

O livro foi escrito por um típico investidor imobiliário americano e amigo do autor best seller Robert Kiosaky (de Pai Rico Pai Pobre). Apesar do título sensacionalista dos livros americanos, as informações são bastante relevantes para quem quer iniciar no real estate. O autor ensina como pesquisar o mercado de uma cidade, como fazer contas simples de viabilidade, etapas do investimento, problemas típicos enfrentados e suas soluções.

Pontos Fortes: O autor sabe do que está falando e passa a informações de forma bastante simples e direta. O conteúdo abordado, apesar de simples, é exclusivo e não li em nenhum outro livro em português (a não ser aqui no RExperts). Sem dúvida é uma leitura recomendada.

Pontos Fracos: Por ser uma tradução, algumas especificidades do mercado americano não se aplicam no Brasil. Lá a principal forma sugerida para investir é comprar imóveis de locação com financiamentos bancários, algo que não conseguimos por aqui. O flipping (comprar, reformar e vender) é muito mais fácil e líquido frente à nossa burocracia.


Real Estate: Fundamentos para Análise de Investimento

por João da Rocha Lima Jr., Eliane Monetti e Claudio Alencar

456 páginas

Idioma: Português

Nota RExperts: 8/10

Pra quem procura uma obra academicamente completa essa é a melhor opção no mercado literário brasileiro. O livro reúne o conhecimento técnico de análise de investimentos em real estate pelo Núcleo de Real Estate da Escola Politécnica da USP. A abordagem é extensa desde empreendimentos para a renda até o desenvolvimento imobiliário.

Pontos fortes: Sofisticação financeira muito elaborada e rigorosa, muitas vezes além do que é utilizado por profissionais do mercado. Abrange muitas tipologias e discussões importantes. É também um livro de consulta, daqueles que você pode “pular” capítulos que não te interessam ou retornar a leitura para revisar conceitos em trechos específicos.

Pontos fracos: Não é um livro de fácil leitura, a linguagem e definições próprias dificulta bastante o entendimento de quem está lendo pela primeira vez. É preciso ter atenção para não se perder no texto.


Guia Suno Fundos Imobiliários: Introdução sobre investimentos seguros e rentáveis

por Marcos Baroni e Danilo Bastos

156 páginas

Idioma: Português

Nota RExperts: 8/10

Mantendo o formato e a simplicidade com que publica seus relatórios, este Guia da Suno Research é uma porta de entrada para quem não conhece o mercado de FIIs e pretende começar a investir e analisar opções.

Pontos fortes: Linguagem amigável, entrega o que promete. Vale a pena para quem está começando no mercado de Fundos Imobiliários.

Pontos fracos: É um guia básico com foco no investidor pessoa física que busca renda complementar melhor que os produtos financeiros básicos na agência bancária. Não aprofunda a análise imobiliária e nem a estruturação em si dos fundos.


Viabilidade de Empreendimentos Imobiliários. Modelagem Técnica, Orçamento e Riscos de Incorporação

por Pedrinho Goldman

330 páginas

Idioma: Português

Nota RExperts: 7/10

Este livro é uma adaptação da tese de doutorado do autor sobre o tema da modelagem econômica e financeira dos empreendimentos imobiliários para venda, principalmente torres de apartamentos residenciais. Quer uma prévia do conteúdo? Googla o nome do autor e encontre a tese dele.

Pontos fortes: conteúdo bastante completo sobre incorporações imobiliárias.

Pontos fracos: o rigor e estrutura acadêmica do texto acabam sendo um pouco cansativos para um livro comercial.


Imóveis: Como Gerenciar e Ganhar (Mais) Dinheiro: O que precisa saber para aumentar sua renda agora

por Ken McElroy (Autor)

144 páginas

Idioma: Português

Nota RExperts: 7/10

É o segundo livro do autor na série O Guia do Pai Rico. Nesta obra Ken McElroy, investidor em imóveis para locação passa informações específicas deste segmento. Macetes e procedimentos importantes que ele adota para potencializar a receita e diminuir custos, aumentando a rentabilidade das suas propriedades.

Pontos fortes: um livro um pouco mais denso que o primeiro volume e voltado para o segmento dos imóveis para a renda, com cálculos, minutas de documentos, checklists do processo de investimento e administração patrimonial.

Pontos fracos: assim como o primeiro livro do mesmo autor, alguns detalhes são aplicáveis somente à situação norte americana, principalmente nas questões jurídicas. Ainda sim vale a leitura.


Seu Imóvel

por Mauro Halfeld

136 páginas

Idioma: Português

Nota RExperts: 7/10

Comentarista da rádio CBN há muito tempo, Mauro Halfeld retrata as principais dúvidas sobre o investimento em imóveis no Brasil.

Pontos fortes: livro bastante didático, com histórias práticas e ilustrações (imagens e gráficos).

Pontos fracos: um pouco curto e básico, focado bastante em quem pretende adquirir o primeiro imóvel, não tanto na visão de investidor ou empreendedor.


Investir em Imóveis. Entenda os Segredos Práticos Deste Mercado

por Gilberto Benevides (Autor), Wang Chi Hsin (Autor)

128 páginas

Idioma: Português

Nota RExperts: 5/10

Gilberto é sócio da incorporadora Upcon enquanto Wang é arquiteto e autor de outros livros. Ambos se unem para reunir suas bagagens e experiências no mercado imobiliário, com foco em incorporação. Apesar do título criar a expectativa de englobar todo tipo de investimento em “imóveis”, o livro se limita à visão dos autores com os mercados que atuaram, principalmente residencial.

Pontos fortes: a experiência prática dos autores é relevante.

Pontos fracos: o encadeamento dos capítulos não segue uma sequência lógica, não espere um “método de investimento”. É uma discussão dos autores sobre vários assuntos sobre o tema.


Livros sobre Vendas no Mercado Imobiliário


Você não vai mais conseguir vender assim – Quebre as regras e torne-se um profissional de alto impacto: reconstrua o que você sabe sobre vender

por Guilherme Machado

223 páginas

Idioma: Português

Nota RExperts: 8/10

O autor é palestrante de Vendas e atuou por muito tempo como corretor imobiliário. Muito participativo nas mídias sociais, Guilherme mostra a nova forma de vender num mundo digital e com os efeitos de novas descobertas da psicologia no processo de vendas aplicado no mercado imobiliário.

Pontos fortes: linguagem de fácil leitura, motivador e atualizado no atual contexto da economia.

Pontos fracos: foco no corretor atuante em vendas, não tanto no empreendedor.


Guia Prático do Corretor de Imóveis: Fundamentos e Técnicas

por Sylvio de Campos Lindenberg Filho

192 páginas

Idioma: Português

Nota RExperts: 7/10

Este é um guia para quem nunca trabalhou com o atendimento de clientes que precisam de um novo imóvel. Há explicações sobre posturas, uso de palavras corretas, perguntas-chaves para se fazer ao cliente, lista de tarefas e procedimentos. Aposto que tem muito corretor que ficaria surpreso com o conteúdo do livro.

Pontos fortes: um guia bem estruturado para o exercício da profissão de corretor de imóveis com práticas que 90% desses profissionais não executam, mas deveriam executar.

Pontos fracos: a edição lida tem certa idade (~2005) e não contempla mudanças drásticas do mundo digital. Ainda sim possui um conteúdo interessante e atemporal.


Livros sobre Planejamento e Orçamento de Empreendimentos


Como Preparar Orçamento de Obras

por Aldo Dórea Mattos

281 páginas

Idioma: Português

Nota RExperts: 10/10

Um livro direto, prático e completo sobre orçamento de obras. Aborta tanto edificações como obras de infraestrutura. Teoria exposta de forma simples e com muitas dicas práticas. Vale muito a pena pra quem quer se aprofundar no assunto.

Pontos fortes:  Linguagem direta e muito prática, conteúdo nota 10.

Pontos fracos: Acredito que a última edição não seja muito recente.


Tabela de Composição de Preços Unitários – TCPO BIM 15ª edição

por Editora Pini

1028 páginas

Idioma: Português

Nota RExperts: 10/10

TCPO é uma coleção de muitas composições de preços unitários de serviços de construção civil. Uma obra que demorou muito tempo e pesquisa pra ser elaborada e por isso merece todo reconhecimento. Nas últimas edições acrescentou a produtividade da mão de obra. Não é um livro de leitura, mas sim um guia de consulta para orçamentistas de obras.

Pontos fortes: Permite elaborar orçamentos com muito detalhe.

Pontos fracos: Exceto com a versão digital, o aproveitamento do conteúdo depende de uma transferência dos dados manualmente para o Excel ou outra ferramenta de orçamento.


Um Guia de Conhecimento em Gerenciamento de Projetos – (Project Management Body of Knowledge – PMBOK)

756 páginas (6ª edição)

Idioma: Inglês / Português

Nota RExperts: 9/10

O PMI (Project Management Institute) reúnesuas principais práticas de gestão de projetos em seu “Corpo de Conhecimento” ou Book of Knowledge (PM BoK). É uma bíblia para quem precisa administrar e concluir empreendimentos. Há diversos cursos explicando as etapas e aplicações do PMBoK, inclusive uma certificação internacional sobre o tema: PMP (Project Management Professional). Apresentamos os links para a versão anterior (5ª – mais barata) e as versões em inglês e português da 6ª edição.

Pontos fortes: Bastante útil e com procedimentos das melhores práticas para executar no dia a dia.

Pontos fracos: É aplicável a qualquer tipo de “projeto” (qualquer empreendimento com começo e fim) como desenvolvimento de um software, um evento comercial ou mesmo um empreendimento imobiliário. Assim a linguagem é genérica para atender o tema Gerenciamento de Projetos.

6ª edição inglês

6ª edição português

5ª edição pt-br


Planejamento e Controle de Obras

por Aldo Dórea Mattos

420 páginas

Idioma: Português

Nota RExperts: 9/10

Assim como outros títulos do autor, Aldo Dórea Mattos reuniu as principais técnicas e boas práticas para planejamento e controle de obras. Aplicações mais detalhadas de alguns processos do PMBoK (outro livro citado nesta lista).

Pontos fortes: apresenta ferramentas de conceitos simples e que fazem uma grande diferença no canteiro.

Pontos fracos: é um livro técnico voltado para engenharia civil, a leitura pode não ser familiar pra quem tem formação em outras áreas.


Livros sobre Direito Imobiliário


Incorporação Imobiliária, Instituição de Condomínios e Loteamentos Urbanos. Prática nos Processos

por Alencar Frederico, Luiz Geraldo Moretti, Afonso Celso F. Rezende

542 páginas

Idioma: Português

Nota RExperts: 8/10

Um livro focado no processo de registro de incorporações imobiliárias pela Lei Federal nº 4.591/64 e loteamentos pela Lei Federal 6.766/79. Os autores detalham as etapas do registro imobiliário dos empreendimentos junto ao cartório de registro de imóveis, há uma vasta coleção de minutas de contratos, regimentos, tabelas e requerimentos.

Pontos fortes: excelente fonte de consulta de minutas de contrato durante a montagem dos processos de registro de empreendimentos.

Pontos fracos: o enfoque é jurídico e notarial, não há longas explicações e discussões sobre as minutas sugeridas.


Compra de Imóveis – Aspectos Jurídicos, Cautelas Devidas e Análise de Riscos

por Bruno Mattos e Silva

448 páginas

Idioma: Português

Nota RExperts: 7/10

A obra apresenta diversos pontos de atenção na aquisição de imóveis, tipos de contrato, complicações nas matrículas e outros problemas que aparecem nas transações imobiliárias.

Pontos fortes: um bom livro de consulta com vários casos e situações.

Pontos fracos: linguagem do texto é voltada para o mundo jurídico.


Direito de Construir

por Hely Lopes Meirelles

464 páginas

Idioma: Português

Nota RExperts: 7/10

Um livro muito conhecido por ter feito parte da disciplina de Direito em cursos de Engenharia Civil e escrito por um jurista muito respeitado, Hely Lopes Meirelles.

Pontos fortes: a base conceitual e a discussão são muito ricas, principalmente para quem não tem familiaridade com direito.

Pontos fracos: acredito que a última edição não esteja tão atualizada com a legislação vigente.


Manual Prático de Incorporação Imobiliária

por Marlou Santos Lima Pilatti

154 páginas

Idioma: Português

Nota RExperts: 7/10

Como o próprio título sugere, trata-se de um livro bem direto de como realizar o registro imobiliário de empreendimentos pela Lei Federal 4.591/64.

Pontos fortes: Simples e direto, com o passo a passo e minutas dos documentos necessários ao registro.

Pontos fracos: Sem muitas explicações e discussões sobre flexibilidades dos documentos sugeridos.

Esperamos que este artigo tenha te ajudado. Se gostou ou tem dúvidas comente aqui em baixo e compartilhe este artigo através das redes sociais. Para continuar aprendendo com os artigos dos RExperts clique aqui.