jan 12, 2018 Modalidades de Investimento 0 comment

O que são Imóveis NNN (Triple Net) ?

Contratos “NNN”, “Triple-Net” ou “Net-Net-Net” são contratos muito comuns em empreendimentos “Buit-to-Suit”, aqueles construídos sob medida para o locatário. Ele indica que o ocupante assumirá despesas que geralmente é o proprietário do imóvel quem arca.

É um termo muito usado no mercado imobiliário americano e que vamos te explicar com detalhes neste artigo.

Por que NNN?

Nesta modalidade, o inquilino assume a responsabilidades sobre 3 custos relevantes durante o período de locação:

  • Impostos prediais e territoriais (property taxes): como o nosso IPTU ou ITR;
  • Seguro patrimonial (insurance);
  • Manutenção do imóvel (maintenance).

O aluguel a ser pago é líquido (em inglês: net) de impostos, seguros e manutenção para o proprietário. Daí o nome net-net-net.

Para o dono do imóvel, o fato do inquilino assumir essas responsabilidades, representa menos preocupações com a operação da propriedade. Além disso, faz com o que o proprietário tenha menos ônus e por isso o locatário pode até conseguir um valor de locação abaixo do mercado.

No mercado de Real Estate americano, esta modalidade é a preferida por investidores imobiliários com visão de longo prazo, isto é, aqueles que buscam a renda dos empreendimentos. Assim, é comum ver a descrição de “NNN lease” ou “triple net property” em anúncios de corretores de imóveis dos EUA (os real estate agents), avisando os potenciais compradores que eles não precisam se preocupar com o IPTU, seguros e manutenção do imóvel a venda.

Já no Brasil, essa modalidade é mais comuns em grandes empreendimentos locados para multinacionais que estão acostumadas com esse contrato.

As principais vantagens, portanto, em locar uma propriedade na modalidade NNN são:

  • Fluxo de caixa estável com um contrato de locação de longo prazo e com inquilino de qualidade;
  • Facilidade em conseguir financiamento para a aquisição do imóvel ou desenvolvimento imobiliário;
  • Um único inquilino é responsável por toda a administração do imóvel, diminuindo as responsabilidades do proprietário;
  • Ao negociar um imóvel com essa característica, o cap rate pedido pode ser inferior ao do mercado, aumentando o valor da propriedade.

Alguns imóveis NNN para investimento nos EUA

Interessados em investir em imóveis nos Estados Unidos podem encontrar ótimas oportunidades nesse segmento. Como explicamos em nosso artigo Como Investir em Imóveis nos EUA – Guia Completo, ótimos inquilinos como Burger King, Olive Garden, KCF, Autozone, Walgreens, CVS Pharmacy, entre outros; são inquilinos dessas propriedades.

Em muitos desses casos é possível investir nessas imóveis triple net com cap rates entre 4,5% até 7,5% a.a. em dólar!

Somos parceiros da Elite International Realty, uma empresa presente nos EUA desde 1994 que atua com uma completa infraestrutura de profissionais multilíngues e experientes no mercado americano. Caso queira saber mais sobre esses investimentos entre em contato com nosso parceiro em Miami, Daniel Ickowicz através do +1(305)940-6611 ou info@eliteinternational.com.

Esperamos que este artigo tenha te ajudado. Se gostou ou tem dúvidas comente aqui em baixo e compartilhe este artigo através das redes sociais. Para continuar aprendendo com os artigos dos RExperts clique aqui.