fev 25, 2016 Finanças 0 comment

Flight to Quality: Entenda esse Fenômeno do Mercado

Flight = Voar

To = para

Quality = Qualidade

Flight to Quality, traduzido ao pé da letra para o português como “Voar para a Qualidade” é um fenômeno do mercado financeiro e imobiliário que está muito presente em períodos de crise econômica ou instabilidade política. Entenda neste artigo o que é e porque tem esse nome.

Mercado Financeiro

Mercado Financeiro RExperts

No mercado financeiro, Flight to Quality refere-se a uma repentina mudança no tipo de investimentos perseguidos pelos agentes do mercado em períodos de crise ou instabilidade econômica. Sendo assim, nesses períodos investidores preferem “mover” seu capital para ativos considerados mais seguros e vender ativos mais “arriscados”.

Poderiam ser exemplos de Flight to Quality a troca de investimentos em ações de empresas por títulos do governo ou ainda a venda de ativos em países mais instáveis para economias mais sólidas e menos voláteis.

Mercado Imobiliário

Real Estate FTQ

Flight to Quality acontece no mercado imobiliário quando, devido a fatores econômicos advindos de uma crise, empresas, profissionais autônomos ou famílias substituem seus antigos imóveis, próprios ou alugados, comerciais ou residenciais, por novos, melhores e mais modernos. Isso acontece basicamente devido a uma oportunidade de mehoria nos ativos utilizados por eles dadas quedas nos preços dos imóveis e de locação.

É exatamente o que está acontecendo no mercado imobiliário de galpões industriais e edifícios de escritório no Brasil. Com muitos empreendimentos novos e modernos sendo entregues e o país com a economia estagnada, os proprietários baixam os valores de locação de modo a provocar a mudança de empresas que estavam em espaços antigos e com menos qualidade. Muitas vezes as carências oferecidas e os descontos no aluguel são tantos que os inquilinos pagam as multas recisórias dos locais que ocupavam e mesmo assim continuam em vantagem.

Investidores devem sempre ter em mente o risco da vacância de um imóvel num momento onde há um movimento de Flight to Quality. Por esse motivo, o risco de vacância é sempre menor em imóveis de qualidade.

Esperamos que este artigo tenha te ajudado. Se gostou ou tem dúvidas comente aqui em baixo e compartilhe este artigo através das redes sociais. Para continuar aprendendo com os artigos dos RExperts clique aqui.